Montserrat – Conheça a história do mosteiro da idade média

Construído na Idade Média, o Mosteiro de Montserrat está localizado a 50km de Barcelona (Espanha) e com fácil acesso por carro ou trem (recomendamos ir de trem via Barcelona).

Vista do Mosteiro de Montserrat

O santuário de Nossa Senhora de Montserrat tem a sua origem histórica na ermida de Santa Maria (pequena ou capela localizada lugares isolados) que o conde Vifredo I de Barcelona doou ao mosteiro de Ripoll no ano de 888.

A construção do mosteiro

O mosteiro foi construído ao redor de uma gruta onde foi encontrada a Nossa Senhora do Monte Serreado no ano de 880. Esta imagem, reza a lenda, foi criada em meados do ano 50 depois de Cristo por São Lucas e escondida por São Pedro nas montanhas da Catalunha.

Em 1025, o abade de Ripoll funda um novo mosteiro na ermida de Santa Maria de Montserrat e começa-se a peregrinação para o local que era de difícil acesso. As histórias e relatos de milagres da Virgem Negra de Montserrat se espalhavam pela Europa e cada vez mais peregrinos subiam as montanhas para pedir e agradecer suas bênçãos.

Os milagres e as guerras

Em 1409, com o fluxo de pessoas e o crescimento do local, o mosteiro de Montserrat converte-se em abadia independente. Entre os anos de 1493 e 1835, época de profundas reformas, de crescimento e esplendor, Montserrat fez parte da Congregação de Valladolid.

Durante os séculos XVII e XVIII, o mosteiro de Montserrat converte-se num centro cultural de primeira ordem. A guerra napoleónica (1808-1811) e a desamortização de 1835 trouxeram a destruição e o abandono. Em 1844 iniciou-se a restauração da vida monástica e, em 1881, nas Festas da Coroação da Imagem da Virgem, o Papa Leão XIII proclamou-a Padroeira da Catalunha.

Um mosteiro ativo ha mais de 1.000 anos

Monge beneditino e seu crucifixo

Hoje o mosteiro que conta com 80 monges beneditinos, é um dos cinco santuários marianos (santuários dedicados à virgem Maria), tem a escola de música mais antiga da Europa, um dos mais respeitados museus do mundo e continua a receber os peregrinos mil anos depois da sua fundação.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.