Construído na Idade Média, o Mosteiro de Montserrat está localizado a 50km de Barcelona (Espanha) e com fácil acesso por carro ou trem (recomendamos ir de trem via Barcelona).
O santuário de Nossa Senhora de Montserrat tem a sua origem histórica na ermida de Santa Maria (pequena ou capela localizada lugares isolados) que o conde Vifredo I de Barcelona doou ao mosteiro de Ripoll no ano de 888.
A construção do mosteiro
O mosteiro foi construído ao redor de uma gruta onde foi encontrada a Nossa Senhora do Monte Serreado no ano de 880. Esta imagem, reza a lenda, foi criada em meados do ano 50 depois de Cristo por São Lucas e escondida por São Pedro nas montanhas da Catalunha.
Em 1025, o abade de Ripoll funda um novo mosteiro na ermida de Santa Maria de Montserrat e começa-se a peregrinação para o local que era de difícil acesso. As histórias e relatos de milagres da Virgem Negra de Montserrat se espalhavam pela Europa e cada vez mais peregrinos subiam as montanhas para pedir e agradecer suas bênçãos.
Os milagres e as guerras
Durante os séculos XVII e XVIII, o mosteiro de Montserrat converte-se num centro cultural de primeira ordem. A guerra napoleónica (1808-1811) e a desamortização de 1835 trouxeram a destruição e o abandono. Em 1844 iniciou-se a restauração da vida monástica e, em 1881, nas Festas da Coroação da Imagem da Virgem, o Papa Leão XIII proclamou-a Padroeira da Catalunha.
Um mosteiro ativo ha mais de 1.000 anos
Hoje o mosteiro que conta com 80 monges beneditinos, é um dos cinco santuários marianos (santuários dedicados à virgem Maria), tem a escola de música mais antiga da Europa, um dos mais respeitados museus do mundo e continua a receber os peregrinos mil anos depois da sua fundação.
Uma resposta
MARAVILHOSO!!!